In healthyandlifestyle

Na Cozinha Com ... Ukuhamba

Esta semana voltamos à rúbrica mais interessante do blogue. Digam-me lá quem não gosta de comidinha da boa? Pois é!




E esta semana trago-vos...


O blogue Ukuhamba é uma maravilha de se ler, conteúdo novo sempre, sempre entusiasmo a escrever e, na minha opinião, é um gosto ler! Quem não concorda? Eu sei que ninguém ❤️


Por si:

Olá,
Eu sou a Tiffany e juntamente com o Dallas (o meu namorado) temos um blogue o Ukuhamba (www.ukuhamba.pt). É um blogue de Lifestyle onde partilhamos um bocadinho da nossa história, das nossas viagens, livros que lemos e também onde falo muito sobre cosmética e maquilhagem!!! Se ainda não conheces, desafio-te a passar por lá e descobrires um blogue que pretende ser um livro aberto e no entanto está recheado de segredos, prontos a ser descobertos! Agucei a curiosidade? :P
Voltando á pergunta da Ana:
Tiffany, a  girafa intelectual é a minha personagem, mas ao contrário dela não sou alta (165cm) no entanto tal como ela uso óculos e quase que podemos dizer que sou uma intelectual!
Costumo dizer que sou a mulher dos 7 empregos, licenciei-me em Bioquímica e durante algum tempo trabalhei num laboratório e dei formação; portanto há toda uma cientista louca em mim!! 
No entanto, por uma série de contratempos, decidi dar uma volta á minha vida e fui para o Médio Oriente, mas pouco tempo lá passava, ou em qualquer outro lado; visto que era hospedeira de bordo!
Esta fase da minha vida foi muito enriquecedora, quer a nível cultural e geográfico, quer a nível pessoal! Conheci grande parte do mundo e um bocadinho da cultura de cada país; ao mesmo tempo que me descobri a mim própria!
Entretanto decidi voltar a terras lusas (a felicidade chamou por mim!) e tenho-me dedicado de alma e coração ao blogue e a um projeto que mais que um emprego, se está a tornar um estilo de vida! 

.

A cozinha. É um favorito ou um cabo das tormentas? 

Gosto imenso de cozinhar e até tenho alguns dotes! :P
Reza a história que um dia em viagem com uns amigos pela Croácia fiz o melhor arroz que há memória!
Na altura decidimos ir 15 dias de férias, apesar de estarmos com um budget bem apertado; conclusão compramos os bilhetes, alugamos carro e fomos à aventura; e olhem que conseguimos percorrer o país todo! Foi sem dúvida uma das melhores férias que tive!
Ficávamos 2 a 3 dias em cada cidade (lugar); ás vezes menos; e assim que chegávamos ao local, procurávamos quarto para alugar, de preferência com serventia da cozinha. Pensando bem, tenho de fazer um post sobre esta viagem; e contar-vos o ataque de pânico que eu tive quando uma senhora que nos alugou um apartamento (mini) nos disse que havia tarântulas na ilha... ah ah
Voltando à cozinha, lembro-me de uma das minhas amigas (não se denuncia ninguém!) ter feito um arroz intragável no dia anterior! Sabem aquele arroz empapado, sem sal, sem sabor? Era pior que isso! Ah ah
No dia seguinte, pouco havia no frigo, primeiro porque não nos dedicávamos com grande afinco á cozinha (estávamos de férias!) e depois porque era comer rápido (e barato) para ir para a praia! 
Bem, não me lembro exatamente do que fiz, mas com o resto (que ainda era bastante) do arroz do dia anterior,  fiz um novo refugado; misturei milho, cenouras, cogumelos e ovos... et voilá! Não se pode dizer que fosse um prato merecedor de uma estrela Michelin... E tenho de ser honesta e relembrar que muitas vezes o nosso almoço era sandes, fruta e iogurte... Mas o que é certo é que naquele dia eu fiz magia com o mínimo! E que comemos todos como se aquele prato fosse a melhor comida do mundo ou se calhar era só a fome a falar!!! J 

.

Prato favorito e sobremesa favorita

O meu prato favorito é sem dúvida Couscous! Ou bacalhau no forno... :P
O Dallas com certeza dirá que o meu “prato” favorito é presunto! Conto-vos mais uma história? Ou já estão cansadas?
Começamos a namorar já eu era hospedeira de bordo, portanto é justo dizer que tinha sempre muitas saudades da comida típica portuguesa! Ah e também que sou “Bom garfo”!
Portanto, um dia, num dos nossos primeiros encontros, estávamos em Barcelona e fomos a um cafezinho comer umas tapas. Com certeza o Dallas pensou que eu fosse comer uma sandes ou quem sabe uma saladita! Ups... o alfacinha aqui é ele! Eu sou minhota e ele teve logo a prova disso naquele mesmo dia!
Então é assim: mal nos instalamos no café, eu peguei da ementa e com a gula no olhar e a certeza na voz disse “ Eu quero um prato de presunto, queijos e enchidos” “GRANDE”!
O Dallas obviamente não ia dizer que não à sua amada, especialmente logo no inicio da relação! Ah ah
Mas eu lembro a cara de espanto dele... e lembro também a cara dele, quando eu comi o prato todo (era uma traversa, pagamos qualquer coisa como 60€ pelo “prato”); claro que ele também ajudou! Mas vou dar enfâse ao AJUDOU!!! Porque eu comi quase tudo! Ah ah
Nesse dia ele percebeu várias coisas, mas a pior... é que eu sou uma glutona! Hihi 
Portanto entre couscous, bacalhau no forno ou presunto... não saberia escolher! Pode ser almoço, jantar e lanche! E o dia seria perfeito! :P 


Conta-nos a tua receita

Posso deixar a receita de presunto? Ah ah
Estou a brincar, sem estar, porque participava na matança do porco todos os anos; e ajudei muitas vezes o meu pai a salgar os presuntos! Infelizmente os meus avôs já não criam porquinhos! Era só um ou 2 por ano, mas já dava aqui para a glutona! :P
A receita que vou partilhar convosco hoje é de Souflé de Peixe para 4 pessoas, é super fácil, 30 minutos de forno e 15 a 20 minutos de preparação. É ótima para aproveitar quando temos restinhos de peixe cozido!

Ingredientes:
250gr de peixe
250ml de leite
50gr de margarina
50gr de farinha
4 ovos
sal, pimenta, noz moscada e salsa q.b.

Preparação:
Cozer o peixe e preparar (tirar espinhas e desfiar)
Derreter a margarina
 Juntar pouco a pouco a farinha á margarina, mexendo sempre para não fazer grumos
Adicionar o leite e os temperos
Bater as claras em castelo
Juntar o peixe ao preparado e em seguida as gemas
Verter o preparado numa terrina alta pré untada com margarina
 No final juntar as claras em castelo delicadamente e pôr no forno, pré-aquecido a 200ºC
Deixar cozinhar por meia hora.
Servir imediatamente, acompanhado de salada ou legumes.
Bom apetite





Muito obrigada J <3 



Deixo-vos os links de acesso direito ao facebook e ao blogue ukuhamba:


Espero que tenham gostado tanto quanto eu, e já sabem, deixem os vossos comentários aqui em baixo 👇, deem o vosso 👍 na página do facebook e 👉 o blog 💓

Related Articles

14 comentários:

  1. Há imenso tempo que ando à procura de uma receita assim, parece-me super bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :)
      É uma receita muito simples e muito boa! :P
      Espero que gostes.
      Beijinhos, Tiffany

      Haul de Beleza | LIP LOVE BAG DE JANEIRO (SO SUSAN)

      Ukuhamba, Facebook
      || Ukuhamba
      || Ukuhamba, Instagram

      Eliminar
    2. Parece super bem e super deliciosa! Quando experimentar (visto que vou experimentar de certeza porque não como carne) mostro-vos o resultado final kkk <3

      Eliminar
  2. Hmmm , parece boa *-*
    eu adoro o tiff, e fico muito contente de ver a receita dela
    :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lenita,
      tu adoras "O" Tiff? :(
      Mudei de sexo e não sabia... :P
      Uma beijoca princesa linda

      Haul de Beleza | LIP LOVE BAG DE JANEIRO (SO SUSAN)

      Ukuhamba, Facebook
      || Ukuhamba
      || Ukuhamba, Instagram

      Eliminar
    2. Parece muito boa mesmo amor eheh <3

      Eliminar
  3. Ke histórias engraçadas, gosteiii mesmo... e da receita também... sabe sempre bem saber mais das pessoas...
    Gostei do post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lili,
      Aos pouquinhos, vamos mostrando uma ou outra faceta! :)
      Acho que no blog sou muito séria; neste post deixei mais fluir e dei a conhecer a Tiffany divertida! Histórias destas é o que não falta na minha vida! hihi

      Haul de Beleza | LIP LOVE BAG DE JANEIRO (SO SUSAN)

      Ukuhamba, Facebook
      || Ukuhamba
      || Ukuhamba, Instagram

      Eliminar
    2. Concordo contigo Lili, sabe tão bem conhecer mais as pessoas <3 Aconselho-te a veres a rúbrica da Tiff, nos bastidores com :) é maravilhosa!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Olá Paula,
      Acho que ainda não a conheço! Por isso convido para passar lá blogue!
      Não tenho muitas receitas, mas garanto que são todas deliciosas! :P
      Esta é de perder a cabeça:
      Delicia de Chocolate

      Ukuhamba, Facebook
      || Ukuhamba
      || Ukuhamba, Instagram

      Eliminar
  5. Hehehe a menina é engraçada, boa personalidade, deve ser muito simpática, depois também sou um bocado comilona xD mas comidas nortenhas ou muito pesadas não gosto nada, deve ser pelo facto de eu ser alfacinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fedra, obrigada pela parte que toca aqui á minhota! :P
      Mas oh Fedra não me diga que só come alface? hihi
      Olhe que o Dallas também é alfacinha e já o converti em quase Minhoto! :)
      Aproveito para a convidar a passar pelo blogue, que até quase nem fala de comida! É mais de viagens e de beleza... :P
      beijinho
      Ukuhamba, Facebook
      || Ukuhamba
      || Ukuhamba, Instagram

      Eliminar

Olá :) Estás à vontade para deixar o teu comentário, eu vou responder sempre :) Não te esqueças de clicar no quadrado "notificar-me" pois assim receberás um e-mail quando eu responder ❤️
Um beijinho,
Ana

Ana Eira 2016 | Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.